Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

“Caminhamos a Passos Largos para o Common Law”, afirmou o Ministro Teoria Zavascki – Por Mauro P. Barbalho

Publicado por BPBA ADVOGADOS
há 8 anos

Em palestra realizada no 18º. Congresso Internacional de Direito Constitucional, organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito, Compartilhar o Ministro Teori Zavascki, afirmou, no dia 10 de novembro, que “nosso sistema caminha a passos largos para o common law”. Na opinião dele, cada vez mais a estrutura da jurisdição constitucional brasileira estrutura-se em torno da valorização dos precedentes judiciais e da jurisprudência para além do que dita a doutrina clássica.

Não há dúvidas de que estamos caminhando para um sistema onde a jurisprudência tem papel fundamental na solução dos litígios judiciais, no entanto, a afirmação do nosso eminente Min. Teori Zavascki é de certa forma bem otimista para não dizer incorreta.

Com o intuito de ser objetivo e de fomentar a discussão acerca do assunto, cumpre destacar um dos pontos basilares da Tradição do Common Law que infelizmente o sistema Jurídico Brasileiro não aplica, e devido a isso, torna a declaração do ministro demasiadamente otimista.

Tal ponto corresponde ao que a tradição de origem britânica chama de Stare Decisis ou em uma tradução bem literal "Manter como foi Decidido". Ou seja, o Stare Decisis configura-se como o desenvolvimento do chamando precedente judicial (jurisprudência).

Fazendo desde já o contra ponto com o sistema Jurídico Brasileiro, aqui em Terra Brasilis o "manter como foi decidido" não é respeitado, isso porque existem vários casos com situações fáticas idênticas mas com desfechos totalmente diferentes. Ou seja, para que determinada situação de divergência seja sanada é preciso que caminhemos até as Cortes Superiores para que assim possa haver unificação dos entendimentos.

Por certo que esse caminho em nada ajuda no desenvolvimento do precedente judicial (jurisprudência) e nos estagna na evolução da tradição britânica por terras tupiniquins.

E você acredita que estamos caminhando a passos largos para o Common Law?

  • Publicações13
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações259
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caminhamos-a-passos-largos-para-o-common-law-afirmou-o-ministro-teoria-zavascki-por-mauro-p-barbalho/257182912

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)